O Pathfinder

Francois Wolmarans Especialista em vendas de produtos premium

Foi a paixão de François pela engenharia que o levou a Linde - onde ele continua a usá-lo. Aqui está a sua história.

Juntou-se à Linde como um Licenciado de 25 anos já com um CV impressionante. Francois está atualmente na fase final do programa LEaD nos Estados Unidos onde se tem destacado. Nesta entrevista, ele revela mais sobre o seu caminho até agora.

Vida antes da Linde

Francois, fala-nos sobre o teu passado!- De onde és e onde cresceste? 

Sou um cidadão da Alemanha e África do Sul (do lado da minha mãe). Cresci em Joanesburgo, mas mudamo-nos para Orlando, Flórida, em 2003. Fui para a Universidade da Flórida em Tallahassee, onde estudei Engenharia Industrial  e Língua e Cultura Chinesa. Uma estranha mistura pode-se dizer, mas acho a língua chinesa muito interessante!

Onde trabalhavas antes de entrar na Linde?  

Antes de vir para Linde estava a trabalhar para a Florida State University, no Instituto de "High Performance Materials" a realizar pesquisas sobre nanotecnologia – especificamente os nanotubos de carbono e grafeno. A nossa equipa ganhou um prêmio na conferência de "Nano-technology for Defence" em 2013 e fui convidado para falar sobre o nosso projeto como autor principal na Cimeira 2014 de Inovação Nacional em Washington DC. Uma experiência fantástica mas de deixar os nervos em franja! 

E como vieste para a Linde? Encontraste a Linde ou foste encontrado?  

Eu estava no Shell Eco Marathon com a equipa da Flórida. É uma competição de engenharia onde a Linde é parceira oficial. Enquanto estava lá,  conheci um empregado da Linde, que me contou tudo sobre o LEaD Program (Learn, Excel and Develop). Dei-lhe o meu currículo e após um processo de recrutamento de sucesso ofereceram-me o emprego!

"Eu tenho uma idéia muito mais clara do rumo que quero que a minha carreira tome depois de completar o programa LEaD.."

"Muito rapidamente tive autonomia para sair e vender soluções."

Vida na Linde

Você mencionou o programa LEaD. Pode nos dizer mais sobre isso? No LEaD tens a possibilidade de ter três postos de trabalho diferentes em cerca de 2 anos. A minha primeira função foi na área comercial para o segmento alimentar. Tive a oportunidade de viajar pelo pais, descobrir potenciais clientes e resolver os seus dilemas. Rapidamente tive autonomia para ter os meus próprios clientes e encontrar soluções à medida para eles. A minha segunda função foi como gestor de projeto para a Bulk Applications Group. Era responsável por instalar o novo equipamento que inclui fluxos de cálculo, dimensionamento de tubulação de processo e gestão dos prestadores de serviços.

E qual é teu atual papel na Linde? 

Atualmente estou a trabalhar como Engenheiro de Projeto para o nosso grupo de Electronics & Premium Products (EPP)  na minha terceira função, localizada no noroeste do Pacífico. A nossa equipa é responsável pelo planeamento, construção e ampliação de processos de produção química  que são usados no fabrico de alta tecnologia.

Qual é a melhor coisa sobre o programa?  Tenho que referir que sou um sortudo por ter tido a oportunidade de participar na produção, na gestão de projetos e nas vendas. Tenho uma ideia muito mais clara sobre o rumo que quero tomar depois de completar o programa LEaD.
Até agora, algum destaque da tua carreira na Linde?  O primeiro destaque vai para a minha primeira venda (estava cá apenas há 6 meses!) O segundo foi quando eu identifiquei e resolvi com sucesso uma fuga de gás potencialmente perigoso durante uma visita ao cliente e o terceiro é perceber que algumas das ideias que enviei para um projeto tecnologico foram bem recebidas e postas em prática.
O que se segue para ti? Onde te vês no futuro?  A minha terceira função está no fim e aceitei o papel na Linde como especialista em vendas de produtos premium para o segmento da eletrónica! Eu acho que vai ser um grande desafio e mal posso esperar para começar este meu novo papel e  aumentar os meus conhecimentos!

Factos rápidos

  • Conhecimento funcional de quatro idiomas! Inglês, Africano, Francês e Chinês Mandarim
  • "Vencedor de um prêmio de pesquisa para ""Nanotechnology for Defence"" na Universidade Estatal da Flórida"
  • Alcancei com sucesso o cume do Monte Kilimanjaro e o da montanha sagrada de Hua Shan
  • O seu pai é a sua maior inspiração, tendo construído o seu próprio negócio de construção com apenas 23!
  • É um grande fã de Elon Musk - um colega Sul-Africano e engenheiro que ultrapassa fronteiras!